educação infantil
• Fundamentos da Educação Especial
Pag 111, numero 1
Eu acredito que quando se seleciona os alunos eles já se sentem excluídos, concordo com a autora, pois se é para ter a inclusão devemos nos adaptar aos alunos com necessidades, pois todos tem direito a educação.
Pag 189, numero 1
a- deficiência física- os maiores problemas enfrentados por esses alunos é a acessibilidade na escola, escadas, banheiros não adaptados, locomoção, falta de liberdade para ir e vir, e em algumas escolas falta alguma pessoa disponível para levar cadeirantes, ou uma carteira adaptada. b- Deficiência visual- Faltam pessoas qualificadas em braile, aulas mais interativas , com livros em braile. c- Surdez- Falta de professores de Libras, dificuldade em se relacionar com os outros alunos.
Pagina 190
Inclusão é ter cidadania, amor ao próximo, ser gentil, interagir com as pessoas independente do seu jeito, ser humano.
• Libras
Pagina 37, número 2
O que vai trazer pra nós as mudanças esperadas na inclusão é a junção da aprendizagem mais a conduta das pessoas, dos professores, do pedagogo e da boa vontade de cada um, de nada adianta os filósofos escreverem se cada um de nós não se conscientizar do que deve ser feito.
Pagina 47, número 4
A história dos Surdos no Brasil
No passado os surdos eram considerados incapazes de aprender, por isso eram ignorados pela própria família, principalmente aquelas que não falavam, eram excluídas da sociedade, sendo proibidos de casar, de possuir ou herdar e viver com as demais pessoas. No final do século XV, não tinha escolas especializadas para surdos, porém pessoas ouvintes tentavam ensinar outros surdos, surge Giralamo Cardamo, um italiano que se utilizava de sinais e linguagem escrita, depois o espanhol Pedro Ponce de Leon, que usava além de sinais , a leitura de lábios. Nos séculos seguintes alguns professores se preocuparam ainda mais com os surdos criando assim a língua