Educação Infantil
Resumo
O presente trabalho suscita qual a importância da dinâmica utilizada na Educação Infantil para o desenvolvimento integral dos estudantes. Para isso, descreve-se uma idéia de como organizar o ambiente de trabalho nesta etapa, que atitudes os educadores podem ter com seus educandos nesta fase, que os auxiliem em seu crescimento pessoal, afetivo e escolar, observando por qual caminhos esses educadores deverão seguir buscando desenvolver em seus estudantes a capacidade de reconhecimento de si como agente social importante na transformação da realidade atual no mundo.
Palavras – chave: Educação Infantil – organização pedagógica – teoria/prática.
*Professora de Anos Inicias.
Reflexões e Práticas para Educação Infantil
1. Introdução.
A educação vem sofrendo grandes transformações ao longo dos séculos. Nestes últimos tempos a Educação infantil passa por mudanças consideráveis diante do que chamávamos de “educação pré-escolar” e deixa para trás a concepção de assistencialista inovando a maneira de agir e de pensar de educadores, educando e da família. De assistencialista, então, passa a ser objetivo da educação infantil o desenvolvimento integral da criança, complementando a ação da família e da sociedade/comunidade em que esta inserida.
Logo percebe-se que a organização do trabalho pedagógico na educação infantil deve partir de um princípio básico de proporcionar à criança o desenvolvimento da autonomia, ou seja , capacidade de construir em seu processo de aprendizagem conhecimentos que os levem a compreender seu importante envolvimento com sua sociedade, vivenciando, interagindo e diagnosticando em cada etapa de seu desenvolvimento valores e atitudes solidárias para atuar na comunidade/sociedade que convivem.
Pensando nesta etapa da educação e nestes novos fundamentos teóricos, essa pesquisa tem por objetivo repensar a prática pedagógica na educação infantil idealizando