EDUCAÇÃO INFANTIL
Solange Antunes Berto
Professora Tutora Externa: Laís Della Giustina
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (PDE293)- Pratica Educativa Módulo V
04/03/13
RESUMO
É na Educação Infantil que a criança é vista e também sentida como um indivíduo vivendo um processo contínuo e dinâmico de desenvolvimento e crescimento. Por isso, em todo projeto politico-pedagógico e plano de professores devem estar contidos os objetivos reais da Educação Infantil, pois todas as nossas ações devem ser permeadas por objetivos, e na Educação Infantil não é diferente, e estes dever ser materializados nos espaços das instituições. Felizmente a situação da educação no Brasil apresentou melhorias significativas na última década, mas muito ainda precisa ser feito. Sabe-se que a educação, sem dúvidas, é um dos fatores mais importantes no desenvolvimento de um país, consequentemente, a educação infantil exige um profissional com formação adequada que busque fazer o melhor diante da realidade em que a escola esta inserida.
Palavras-Chave: Educação; Conhecimento; Desenvolvimento.
1. INTRODUÇÃO
A Educação Infantil é um campo de conhecimento que está sempre em construção, desta maneira, parte-se do princípio de que uma Pedagogia da Educação Infantil caracteriza-se por sua especificidade no âmbito da Pedagogia em seu sentido mais amplo, uma vez que o objeto desta está essencialmente ligado à toda e qualquer situação educativa.
Considera-se como Educação infantil no Brasil, o período de vida escolar em que se atende, pedagogicamente, crianças com idade entre 0 e 6 anos.
Pretende-se com este trabalho abordar as contribuições que a Educação Infantil pode dar para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças de 0 - 6 anos, sobre os objetivos da Educação Infantil e algumas concepções teóricas.
2. EDUCAÇÃO INFANTIL
A Educação Infantil tem um termo muito amplo, pois é nesta fase que se prepara as crianças para o