Educação infantil
Curso de Graduação em Pedagogia a Distância
Simone Alves Santos – Grupo Três
Educação Infantil 1
Tarefa 29 – Atividades de leitura complementar
Tutora: Ketiuce Ferreira Silva
Realizada a leitura do texto Infância e humanização: algumas considerações na perspectiva histórico-cultural, de Suely Amaral Mello, procure responder as seguintes questões:
1. A autora apresenta em seu texto um fragmento da clássica história infantil escrita por Collodi no romance Pinóquio:
Nas estradas, uma alegria, uma bagunça, um alarido de enlouquecer! Bandos de moleques por toda parte: uns na bolinha de gude, outros jogando bola, outros atirando pedrinhas, sobre velocípedes, sobre cavalinhos de pau; outros, ainda, brincando de cabra-cega, de pique, gente vestida de palhaço, gente que engolia fogo, quem recitava, cantava, fazia piruetas, caminhava de mãos no chão, de perna pro ar; rodavam argolas, passeavam vestidos de general com o capacete folhado e a espada de papel machê; riam, urravam, gritavam, chamavam, batiam palmas, assoviavam, imitavam o canto da galinha quando põe o ovo, resumindo: um tal pandemônio, uma tal algazarra, tamanha farra endiabrada que era preciso pôr algodão nos ouvidos para não ficar surdo.
Após a citação de como as crianças vivem despreocupadas com a produção no país dos brinquedos, ela cita como o dia das crianças das classes média e alta de nossa sociedade tem o tempo preenchido: aulas de inglês, natação, música, judô, balé, etc. A partir desta comparação, ela sugere que esta forma de preencher o tempo da crianças é “um tempo útil de preparação para a vida produtiva” em nossa sociedade.
Usando argumentos do texto, explique esta afirmação.
As crianças da alta sociedade vivem atarefadas com tantas atividades sendo preparadas para a vida produtiva e adulta, bem diferente das crianças mais pobres que se divertem brincando nas ruas da cidade como moleques livres que não tem que se preocupar com o amanhã. As