Análise problema dos cartéis na economia brasileira.
Módulo: 2 Atividade: Individual ( Cartéis)
Título: Análise problema dos cartéis na economia brasileira.
Aluno:
Disciplina: Introdução a Economia Turma:
Introdução
Hoje no país a incidência de cartéis vem a passos discretos crescendo, com aquisições onde empresas acabam dominando um setor e controlam o segmento/mercado que atuam se apoiando em duas marcas “ concorrentes”., acordos mercadológicos, políticas, etc.
Setores com maior incidência de cartéis
A situação do setor de combustíveis no Brasil se mostra há tempos a pior no quesito cartel, aumento de preços sempre de acordo com as empresas em conjunto, práticas de produção, desenvolvimento, distribuição todas sempre alinhadas entre as concorrentes havendo assim uma camaradagem vulgarmente falando. Como na situação atual onde o governo absorveu o custo dos impostos para não haver mais um aumento nos postos, isso pois o aumento seria mais uma vez geral.
Consequências dos cartéis para a economia brasileira
Os cartéis afetam ao meu ver em 3 pontos:
Cidadão que utilizava o serviço/produto pagando pelo preço que se aplica (excessivo) ou deixa de ter aquilo que deseja.
Governo que acaba perdendo parte da economia nas jogadas que fazem os cartéis retendo o dinheiro do cidadão que seria aplicado em outro mercado, onde também podem desenvolver jogadas fiscais, compras em fornecedores, etc.
País que perde com o baixo investimentos em tecnologia, pois atrelado a falta de concorrência vem a não necessidade de se superar e com isso a verba destinada a desenvolvimento de melhorias, tecnologia acaba cortada.
Ações que devem ser adotadas em caso de cartéis
Atualmente o Conselho Administrativo de defesa econômica ( Cade) atua de forma bastante próxima para evitar qualquer tipo de cartel que se possa formar, acordos, alianças, aquisições, etc. Porém a legislação brasileira também poderia acompanhar de forma mais próxima, com leis mais claras e objetivas