Educação infantil
INTRODUÇÃO
A aprendizagem é um fenômeno extremamente complexo, envolvendo aspectos cognitivos, emocionais, orgânicos, psicossociais e culturais. É resultado do desenvolvimento de aptidões e de conhecimento, bem como da transferência destes para novas situações.
O processo de aprendizagem é desencadeado a partir da motivação, onde o mesmo se dá no interior do individuo, estando intimamente ligado às relações de troca estabelecidas, principalmente com seus professores e colegas. A motivação, é uma das grandes virtudes, é melhorar a atenção e a concentração. Ao sentir-se motivado o aluno tem vontade de fazer alguma coisa e se torna capaz de manter esforço necessário para atingir o objetivo proposto.
A missão do ensinar é transmitir não o mero saber, mas uma cultura que permita compreender a condição do ser humano e o ajude a viver e que favoreça ao mesmo tempo, um modo de pensar aberto e livre.
Torna-se tarefa do profissional da educação identificar e aproveitar aquilo que atrai a criança, que ela gosta como modo de privilegiar seus interesses. É uma maneira de motivar, atrair, seduzir e prender o aluno e engajá-lo no ensino. A estrutura cognitiva do aluno, tem que ser levada em conta no processo de aprendizagem continuo, são fundamentais na aprendizagem de novos conhecimentos.
O professor deve utilizar as estratégias que permitam ao aluno integrar conhecimentos novos, utilizando para tal métodos adequados e um currículo bem estruturado, não esquecendo o papel fundamental que a motivação apresenta nesse processo.
As técnicas de incentivo que buscam os motivos para o aluno se tornar motivado, proporcionam uma aula mais efetiva por parte do docente, pois ensinar está relacionado à comunicação. O ensino só tem sentido quando implica na aprendizagem, por isso é necessário conhecer como o professor ensina e entender como o aluno aprende. Só assim o processo educativo poderá acontecer e o aluno conseguirá aprender a pensar,