Educação infantil
A educação é um processo social do qual participamos enquanto realizamos uma opção entre diferentes valores e objetivos a serem alcançados. Uma educação democrática é aquela em que todos os envolvidos podem participar na definição dos rumos da educação, e não só os dirigentes, professores, acadêmicos e técnicos.
A escola é um espaço público para a convivência fora da vida privada, íntima, familiar. Ao nos capacitarmos para a convivência participativa na escola, participamos de um processo de aprendizagem que também nos ensina como participar do restante da vida social.
A escola como esfera pública democrática pode possibilitar a capacitação de pais, alunos e educadores para a participação na busca de soluções para os problemas da escola, do bairro, da cidade, do Estado, e até do Pais.
A democracia é um processo de negociação permanente dos conflitos de interesses e idéias. Para haver essa negociação permanente é preciso o respeito à diferença. Uma escola que respeita a diferença é uma escola pluralista que ensina a viver em uma sociedade que também é heterogênea.
Diante das mudanças que ocorrem na sociedade atual, a escola, como instituição de ensino e de práticas pedagógicas, atravessa muitos desafios. Assim, os profissionais, que nela trabalham, precisam estar conscientes de que os alunos devem ter uma formação cada vez mais ampla, promovendo o desenvolvimento das capacidades desses sujeitos enquanto cidadãos. Isto posto, torna-se necessária a presença de um coordenador pedagógico consciente de seu papel dentro do ambiente escolar e de sua importância para a integração da equipe docente, pais, alunos e direção.
DESENVOLVIMENTO
Relata a Pedagoga Carina Alves Gonçalves que trabalha no município de Inimutaba nas localidades rurais de Gentil de Matos e Araçás segundo a mesma a Inclusão escolar é o respeito à diversidade de cada aluno visto a partir de seu potencial próprio de aprendizagem, o pedagogo diante das dificuldades do professor