Educação infantil e o Ludico
Ano 2013
Maria Cristina Queiroz Zamparo
Anhanguera Educacionalafiliação autor emailautor@dominiohotmail.com Orientação: Profª. Espª. Lilian Vendrame Fonseca.
Anhanguera Educacionalafiliação autor emailautor@dominiohotmail.com a importância do lúdico na educação infantil
ResuMO
Este artigo tem como objetivo discutir as contribuições que a brincadeira pode oferecer à aprendizagem e ao desenvolvimento infantil. Busca identificar os jogos como uma ferramenta facilitadora para o processo de ensino de aprendizagem de crianças. Esses aspectos também são representados como um fator importante para o processo cognitivo, social, afetivo e moral.
Palavras-Chave: Lúdico, Educação Infantil, Alfabetização, Brincar, Aprendizado abstract This article aims to discuss the contributions that games can offer to the development and learning of children. Seeks to identify the games as a tool for facilitating the teaching-learning children. These aspects are also represented as an important cognitive, social, emotional and moral process factor.
Keywords: Playful, Childhood Education, Literacy, Playing, Learning
1. Introdução
O jogo advém do século XVI, e os primeiros estudos foram realizados em Roma e Grécia, destinados ao aprendizado das letras. Esse interesse decresceu com o advento do cristianismo que visava uma educação disciplinada como memorização e obediência.
A palavra jogo vem do latim ‘’incus’’ quer dizer diversão, brincadeira, com aparecimento da companhia de Jesus (uma organização religiosa inspirada em moldes militares, decididos a lutar em prol do catolicismo e que utilizamos o processo educacional como uma arma), o jogo educativo passou a ser um recurso auxiliar de ensino, vindo a expandir-se a partir de então.
Kishimoto (1994, p.14) vem nos dizer:
Se brinquedos são sempre suportes de brincadeiras, sua utilização deveria criar momentos lúdicos de livre exploração, no quais