Educação infantil e a síndrome de down
A Educação Infantil ou Pré-escolar se resume na educação das crianças antes de entrarem no ensino obrigatório. Normalmente este período é do 0 aos 6 anos de idade e estas crianças são estimuladar a partir de atividades lúdicas e jogos a exercitar suas capacidades motoras e cognitivas. (wikipedia)
A Lei de Diretrizes e Bases (LBD) define a educação infantil como “primeira etapa da educação básica” com finalidade de “desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade” (revista Escola da editora Abril, matéria “Educação Infantil é prioridade” )
A EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL
No Brasil, as primeiras instituições de atendimento a crianças de zero a seis anos surgiu ainda no Império com a função de aparar crianças abandonadas, já em 1970 com o desenvolvimento avançado da medicina e sem os riscos da mortalidade infantil surge o “Jardim de Infância” ao lado de uma igreja em São Paulo. Essa iniciativa se repetiu em outros lugares até que em 1924 existiam 47 creches e jardins de infância no Brasil. Mais tarde em 1970, muitas creches são instaladas para atender os filhos de operários das fábricas trazidas para o Brasil porém sempre com caráter assistivo, somente em 1980 começou a se discutir a inclusão da educação infantil na educação básica, em 1988 entra para a Constituição e em 1996 a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional enfatiza que a Educação é um direito da criança. (revista Escola da editora Abril, matéria “Educação Infantil é prioridade)
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
A educação infantil é a base da aprendizagem, ela prepara a criança para aprender. A educação infantil tem se revelado um quesito importante na aprendizagem da criança pois ela desenvolve habilidades motoras, cognitivas, afetivas, socializa e melhora o desempenho escolar futuro. Desenvolve também a autonomia da