Inclusão de Crianças portadoras da Síndrome de Down na educação infantil
1098 palavras
5 páginas
O presente trabalho teve por objetivo, verificar como os educadores podem identificar as possíveis dificuldades de aprendizagem e convívio, que as crianças portadoras da Síndrome de Down, possam ter dentro do ambiente escolar em que estão sendo inseridos. Ressaltando a importância do trabalho em conjunto – escola – família – comunidade para que realmente aconteça a tão almejada inclusão. Buscando novas habilidades e competências de ensino. E dentro deste convívio, compreender também, como todos poderão aprender com as diferenças, desenvolvendo, um novo olhar e uma nova postura, respondendo de maneira adequada às necessidades do trabalho com a Educação Inclusiva. Através de muita pesquisa e leitura, mostrar como deve ser o planejamento e organização de uma escola regular, oferecendo os recursos e capacitações adequadas para facilitar a inclusão. Foram utilizados métodos qualitativos, fundamentando a importância da capacitação dos educadores e disponibilização de recursos, através de um estudo bibliográfico de vários autores, considerando oferecer um ambiente agradável e acolhedor, a fim de que, as crianças portadoras da Síndrome de Down sintam-se incluídas, sem preconceitos e com o mínimo de dificuldades de possível.
Palavras - chaves: Inclusão. Diversidade. Educação. Síndrome de Down.
INTRODUÇÃO
O objeto desde estudo circunscreve-se à educação inclusiva de crianças portadoras da Síndrome de Down, destacando quais são as principais dificuldades tanto na adaptação das crianças, quanto dos profissionais da educação e quais seriam os recursos necessários para adequação da instituição, para oferecer melhores condições de adaptação e acolhimento das crianças com necessidades especiais.
A aprovação da Lei de Diretrizes Educacionais - LDB (Lei 9394/96) estabeleceu, entre outros princípios, o de "igualdade e condições para o acesso e permanência na escola" e adotou nova modalidade de educação para "educandos com necessidades especiais."
Desde então, a