Pedagogia
Cristiane da Rosa Cunha1
Tanizze Miranda Martins2
RESUMO
O objetivo é mostrar e abordar a atual educação brasileira, focalizando principalmente na “educação especial da exclusão à inclusão escolar”, sendo esta o setor mais carente de investimentos. Assim sendo em sua estruturação da parte física das escolas, formação qualificada de profissionais da educação e professores. Crianças e jovens com necessidades especiais necessitam de modificações e adaptações para que sejam capazes de se tornarem independentes e assim atingir seu potencial, já o uso da tecnologia pode ajudar crianças especiais a ter interesse e motivação pela descoberta do conhecimento, por isso devemos encarar a tecnologia como um trabalho que ajuda a realizar essa descoberta. Sabemos que a escola deve ser um espaço que abrigue a diversidade e a diferença, pois a escola não é apenas a sala de aula e sim um ambiente que envolve o trajeto, o tempo e o espaço. Incluir crianças e jovens com algum tipo de deficiência é uma tarefa difícil, mas que tem muita importância. E não é só o professor que deve estar bem preparado, mas o espaço da escola também deve ser adequado.
Palavras-chave: educação especial, estruturação, inclusão escolar.
1 INTRODUÇÃO
A educação especial tem conquistado um espaço muito importante dentro das escolas, hoje vista que temos muita procura neste atendimento e com isto alcançando um lugar de destaque, isto é, algo que não se pode negar. No início da década de 60 é que essa modalidade de ensino foi oficialmente incluída com a denominação de “educação dos excepcionais”.
Entretanto, ainda há muito a ser feito diante da realidade educacional brasileira, pois alunos ditos “normais” não estão totalmente incluídos, quanto mais às pessoas que possui deficiência.
Mas não se deve confundir o Ensino Inclusivo com Educação Especial. A perspectiva da educação inclusiva assegura o acesso no ensino regular aos alunos com