Trabalho Construção de Estrada
FACULDADE DE ENGENHARIA
ENGENHARIA CIVIL
TRABALHO DE CONSTRUÇÕES DE ESTRADAS
1) A classificação, após a mecanização, passou a se basear nos equipamentos capazes de realizar o serviço, são divididos em 3 categorias: a 1º categoria são os solos que podem ser escavados com auxilio de equipamentos comuns como tratores de lâmina, motoscraper, pás-carregadeiras. A 2º categoria são os materiais removidos com os equipamentos já citados, mais que pela sua maior consistência exigem um desmonte prévio feito com escarificador ou emprego descontinuo de explosivos de baixa potência . Já a 3º categoria são materiais de elevada resistência mecânica que só podem ser tratados com emprego de explosivos de alta potência.
2) Empolamento pode ser definido como o aumento de volume sofrido por um material ao ser removido de seu estado natural. Já redução é a diminuição de volume sofrida por um material por efeito de compactação maior do que ele é encontrado em seu estado natural. No empolamento como o material aumenta de volume, ele tem sua peso especifico diminuído,já na redução, onde há uma diminuição de volume do material, tornando-o mais compacto e elevando seu peso especifico.
3) Potência necessária – É aquela que se precisa para executar um certo trabalho, seja puxando ou empurrando uma carga.
Potência disponível – É aquela que a máquina pode fornecer para executar um trabalho (máxima potência da máquina).
Potência usável – É a potência que podemos utilizar em cada máquina, limitada pelas condições locais (superfície do terreno).
4)
Tempo fixo: 20 segundos
Distância de transporte do material escavado: 0,20 km
Distância percorrida nas manobras: 85,0 m
Velocidade de ida do dozer: 2,3 km/h
Velocidade de volta do dozer: 7,5 km/h
Capacidade da lâmina: 3,0 m³
Eficiência horária: 84%
Fator de conversão para solo granular: 0,8
Cálculo do tempo variável de ida (TV):