Projeto sindrome down
Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional
PROJETO DE MONOGRAFIA
TÍTULO
Avaré
2012
1. SINDROME DE DOWN
2. A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO INFANTIL
3. JUSTIFICATIVA
A realização deste trabalho adveio da necessidade de descobrir as consequências do acompanhamento psicológico para a família de um indivíduo portador de síndrome de down, visto que “qualquer alteração ou mudança num dos membros pode repercutir em todos os demais”.
A literatura existente afirma que esse desenvolvimento ocorre em um ritmo lento e, embora a Síndrome de Down seja uma conseqüência genética, ressalta que o ambiente sócio-cultural favorece e influencia o desenvolvimento de habilidades e capacidades do indivíduo. Diante dessa perspectiva, pode-se considerar que a riqueza do meio sócio-cultural vivenciado por esses indivíduos pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo. Nesse sentido, a proposta deste projeto torna-se relevante em poder criar um ambiente educacional com a utilização de recursos tecnológicos direcionados para facilitar o processo de alfabetização.
Este projeto cria a oportunidade de se estudar a especificidade da alfabetização de pessoas com a Síndrome de Down e de vivenciar a prática pedagógica relacionada às questões da educação inclusiva.
Cabe ainda destacar, que a realização desta proposta possibilita o surgimento de um campo de pesquisa com o desenvolvimento de conhecimentos referentes às questões do processo de ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes com necessidades especiais. Espaços condizentes com a função da Universidade enquanto instituição social e produtora de conhecimento.
4. PROBLEMATIZAÇÃO
Considerando que para a família o acompanhamento psicológico torna-se relevante desde o momento do anúncio do diagnóstico da síndrome de down, uma vez que o psicólogo poderá ajuda-la a descobrir meios