Briefing parque nacional do itatiaia
TEMA: Voluntariado
Histórico do Parque
O Parque Nacional do Itatiaia foi a primeira área do país a se construir oficialmente em Unidade de Conservação, procurando com isso preservar seu rico patrimônio biótico e geomorfológico.
O trabalho para sua criação teve início em 1913 com o botânico Alberto Loefgren. Recebeu apoio decisivo de José Hubmayer e de outros como o Barão Homem de Melo.
Seu relevo montanhoso inclui as encostas abruptas da Serra da Mantiqueira, voltadas para o estado do Rio de Janeiro e que dão origem a notáveis penhascos.
No ponto culminante do maciço do Itatiaia está o pico Itatiaiaçu, nas Agulhas Negras, com 2.791 metros de altitude. Destacam-se também a Serra do Maromba, com 2.607 metros, Cabeça do Leão, com 2.408 metros, Dois Irmãos, com 2.500 metros e as Prateleiras com
2.540 metros.
-Histórico do projeto
O programa de voluntariado existente há 10 anos, conta com profissionais de diversas áreas que dedicam um pouco do seu tempo à preservação do Parque. Infelizmente, esta quantidade de voluntários não tem sido o suficiente para atender as diversas necessidades demandadas pelo Parque, por isso, a necessidade de conquistar novos colaboradores dispostos a preencher estes espaços.
1- Produto: O Parque
-Nome
Parque Nacional do Itatiaia.
-Formas de uso
Passeios turísticos, pesquisas e instruções militares.
- Imagem do Parque no mercado
Local de passeio turístico, acampamentos, retiros religiosos e laboratório aberto para pesquisas de fauna, flora, geológicas e instruções militares.
- Pontos positivos:
Natureza preservada, fauna e flora diversificadas, aberto a visitação pública, preços acessíveis.
- Pontos negativos:
Difícil acesso, horários específicos para visitação, necessidade de guias especializados para acesso a locais específicos, necessidade de pagamento de valores específicos para certos locais.
- Influências:
É um forte atrativo turístico na região, além de sua extrema importância ambiental devido