Engenharia de segurança do trabalho
O que é
A Engenharia de Segurança do Trabalho, tradicionalmente, é vista como uma atividade voltada para o ambiente interno das empresas, visando a preservar as condições de integridade física e mental dos trabalhadores. No “chão” da fábrica, ou da obra e nas demais empresas, a presença dos profissionais de segurança do trabalho é obrigação legal.
Observa-se, porém, uma evolução histórica e político-institucional das atividades de segurança do trabalho que amplia a importância econômica e social da atividade. Principalmente, a da engenharia.
Garantir segurança deixou de ser ônus para as empresas e para o governo: é condição para ampliar a margem de lucro das empresas e materializar o princípio da economicidade para os governos.
Com o crescimento da consciência dos direitos dos trabalhadores e de cidadania, a exigência de ambientes seguros e saudáveis eleva também a preocupação com a formação de profissionais qualificados.
O comércio internacional exige, cada vez mais, certificações de produtos e serviços que agregam medidas de segurança.
Como coordenador do Curso de Especialização em Engenharia de Segurança de Trabalho, em nível de pós-graduação lato sensu, realizado na Faculdade Pitágoras, acrescento mais atributos à atividade em foco:
a)O Brasil cresce com sustentabilidade. Os investimentos em infraestrutura, no governo (federal, estaduais e municipais), os investimentos privados das empresas nacionais e os “investimentos estrangeiros diretos (IED)”, são irreversíveis. Usinas hidrelétricas, usinas nucleares, rodovias, ferrovias, metrôs, programas habitacionais em escala, portos, aeroportos, silos etc. são obras inadiáveis.
b)Os eventos da Copa do Mundo (2014) e das Olimpíadas (2016) fortalecem essa tendência.
c)E, mais recentemente, a prevenção de desastres naturais (chuvas, enchentes, acidentes nucleares etc.) amplifica a importância da Engenharia de Segurança do Trabalho.
O curso é rigorosamente respaldado na