Síndrome de down
Sandra Sonara Chiodini
SÍNDROME DE DOWN: ESTIMULAÇAO E DESENVOLVIMENTO DA FALA E DA LINGUAGEM.
Projeto de Pesquisa apresentado para a avaliação da Disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica. Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia da FACEL.
Turma: 16/04/2011
Tutor Orientador (a): Prof. Msc. Mara Eli de Matos
Rio do Sul-SC
2011
ASSUNTO:
Psicopedagogia.
TEMA e Delimitação:
O tema que será abordado neste trabalho será _ Síndrome de Down: estimulação da fala e da linguagem.
A escolha deste tema se deu devido à importância em se trabalhar a estimulação e desenvolvimento da fala e linguagem, em crianças com Síndrome de Down, mostrando a importância em se trabalhar atividades extras que facilitam a estimulação e o desenvolvimento da autoaprendizagem.
Devido a grande dificuldade de crianças com Síndrome de Down, a escolha do tema foi uma oportunidade para ajudar a desenvolver atividades que possa nos aprofundar nos conhecimentos e buscar o embasamento teórico e técnico para desenvolver o trabalho de estimulação de crianças portadoras da Síndrome de Down em destaque principal o do desenvolvimento, da fala e da linguagem.
1 PROBLEMA.
As crianças especiais portadoras de Síndrome de Down, não desenvolvem espontaneamente suas habilidades estes são fatos que devem ser levados em consideração ao longo do processo de aprendizagem, elas sentem muita dificuldade em resolver e solucionar problemas sozinhos, por isso a pratica pedagógica vem com os colegas, sendo assim, requer procedimentos pedagógicos, metodologia e materiais adaptados específicos para o desenvolvimento de cada aluno especial.
Cabe então a seguinte questão referente a Síndrome de Down, que é como fazer a criança se interessar pelos conhecimentos que lhe são transmitidos? E de que forma ela se utilizará dos mesmos para o seu desenvolvimento?
2 JUSTIFICATIVA.
“O desenvolvimento de uma criança com