Educação infantil e a nova ldb
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo evidenciar as mudanças ocorridas na Educação Infantil, com ênfase na necessidade da formação acadêmica do docente e sua valorização profissional, sobre tudo sua importância nesse contexto educacional. Sendo de natureza bibliográfica, tem como referencial teórico: Antunes (2006), Libâneo (2005), Oliveira (2002), Vygotsky (1989/1996), entre outros, bem como alguns textos dos Parâmetros Curriculares e da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB – (1996). Repensar e refletir sobre o papel de mediador do conhecimento e das condições sociais objetivas nas quais ele se torna possível é um dever de todo educador, além disso, evidencia-se aqui a necessidade de formação específica para atuar na Educação Infantil, abrangendo a formação técnica alicerçada em conhecimentos científicos, éticos, políticos e filosóficos. Discute-se também o papel das escolas e creches como instituições educativas fundamentais para a mediação da cultura, da ciência, das artes e da possibilidade de transformação do cidadão.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil - Docência – Formação de Professores.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.......................................................................................................
CAPÍTULO I – A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
1.1 Breve históricos das mudanças ao longo do tempo…………………………. 1.2 A Função social da Escola na Educação Infantil.........................................
1.3 - Formação dos professores que atuam na Educação Infantil..................
CAPÍTULO II – A AVALIAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS: avanços e perspectivas.
2.1 PCNs e uma nova perspectiva nas series iniciais…………………… 2.2 Procedimentos avaliativos adequados na educação da criança ……………..
2.3 Avanços e melhorias na qualidade do ensino infantil……………………….
CONSIDERAÇÕES FINAIS………………………………………………………….