Antigo testamento - tanach
Tanakh ou Tanach (em hebraico תנ״ך) é um acrônimo (abreviação) utilizado dentro do judaísmo para denominar seu conjunto principal de livros sagrados (Canônicos), sendo o mais próximo do que se pode chamar de uma bíblia Judaica.O conteúdo do Tanakh é equivalente ao Antigo Testamento, porém com outra divisão. A palavra é formada pelas sílabas iniciais das três porções que a constituem, a saber:
• Torá (תורה), também chamado חומש (Chumash, isto é "Os cinco") refere-se aos cinco livros conhecidos como Pentateuco, o mais importante dos livros do judaísmo.
Livros: Bereshit (Gênese), Shemot (Êxodo), Vayicrá (Levítico), Bamidbar (Números), Devarim (Deuteronômio).
• Neviim (נביאים) "Profetas"
Livros: Yehoshua (Josué), Shofetim (Juízes), Shemuel (Samuel), Melachim (Reis), Yesha'yáhu (Isaías), Yirmiyáhu (Jeremias), Yechezekel (Ezequiel), Trê-assar (Doze Profetas).
Kethuvim (כתובים) "os Escritos"
Livros: Tehilim (Salmos), Mishlê (Provérbios), Iyov (Jó), Shir Hashirim (Cântico dos Cânticos) Rut (Ruth), Echá (Lamentações), Cohêlet (Eclesíastes), Ester, Daniel, Ezra/Nechemyá (Esdras/Neemias), Divrê-Hayamim (Crônicas).
De acordo com a tradição judaica, o Tanakh consiste de vinte e quatro livros. A Torá possui cinco livros, o Nevi'im oito e o Ketuvim onze. Esses vinte e quatro livros são os mesmos livros encontrados no Antigo Testamento protestante, mas sua ordem é diferente. A enumeração também difere: os cristãos contam esses livros como trinta e nove, pois contam como vários alguns livros que os judeus contam como um só. Esses livros também se dividem basicamente em quatro grupos de livros: Lei, História, Poesia e Profecia.
a) Lei - São 5 livros: Gênesis, Êxodo, Levíticos, Números e Deuteronômio. Mais conhecidos como Pentateuco, esses livros tratam da origem de todas as coisas, da lei e do estabelecimento da nação israelita.
b) História - São 12 livros: de Josué a Ester.