Educação Infantil: mudanças de um contexto histórico e as atuais práticas pedagógicas;
PEDAGOGIA
PAS
Aracaju
JANEIRO/2015
UNIVERSIDADE TIRADENTES
PEDAGOGIA
LUCILAINE MARIA DE JESUS
PAS
Trabalho entregue ao tutor Luiz Sérgio como um pré-requisito para avaliação da disciplina Metodologia da educação infantil.
Aracaju
JANEIRO/2015
EDUCAÇÃO INFANTIL: MUDANÇAS DE UM CONTEXTO HISTÓRICO E AS ATUAIS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.
LUCILAINE MARIA DE JESUS
INTRODUÇÃO
A educação infantil é a primeira etapa da educação básica e destina-se a crianças de zero a seis anos. Ela não é obrigatória, porém um direito a que o Estado tem obrigação de atender. Ela surgiu historicamente, a princípio como uma necessidade, em consequência das grandes transformações sociais, econômicas e políticas. Era de caráter assistencialista, intitulada como creches com o objetivo de tirar as crianças pobres do trabalho servil que o sistema capitalista em expansão lhes impunha, além de servir como um lugar seguro para as crianças órfãs e filhas de trabalhadores. Nesse sentido, a pré-escola tinha como função principal a guarda das crianças.
Com o passar do tempo uma nova atribuição lhe foi conferida, passou então a estar relacionada mais a ideia de educação do que assistência, com o objetivo de compensar as deficiências das crianças, sua miséria, sua pobreza, a negligência de suas famílias. O trabalho tem como abordagem a concepção histórica da educação infantil, partindo do contexto maior, mundial. Esse trabalho teve com objetivo geral o de apresentar um estudo teórico e histórico sobre a educação infantil e suas praticas pedagógicas e trazer a discussão o trabalho pedagógico na educação infantil, quais suas características e o de contribuir através da pesquisa para a ampliação do conhecimento de profissionais da área e acadêmicos da área da educação infantil.
Para atingir tais objetivos, a metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico de autores de se dedicaram a discorrer