Feedback sempre é Positivo
Neste conceito entendemos que não há pontos negativos em um feedback, em todos os sentidos ele deve ser visto como uma oportunidade de se desenvolver, de aprender é uma prova de amizade, confiança e bom relacionamento.
O que antecede um Feedback?
Quem dá o Feedback, sente um frio na Barriga, uma angústia, uma indecisão “Falo ou não Falo?
Quem recebe, arma todo o sistema de defesa, fica nervoso e ansioso, deixa pouco espaço para refletir.
No entanto, este deveria ser uma prática comum, e mais importante, é meio de ajudar alguém a se desenvolver ou ser desenvolvido, a sociedade tende a colocar o feedback como uma crítica na sua maioria destrutiva, mas na verdade, não podemos acreditar que alguém irá acordar no dia e falar para si próprio “Hoje vou fazer uma crítica para destruir o fulado”, é totalmente ao contrário, pois quando alguém toma a iniciativa para falar para o outro, ele quer na realidade, fazer com que o mesmo reflita e corrija o seu jeito, ele está sempre procurando ajudar. “Não é propósito deste texto avaliar o conteúdo do feedback, onde pode ter vindo com crenças e valores diferentes e divergentes de quem está recebendo”
Na verdade, dar feedback é algo que só é feito quando existe a preocupação positiva com o outro. O Feedback quanto mais simples, específico, com respeito, sem julgamentos, melhor e mais efetivo será o resultado.
Para quem recebe, desligue os mecanismos de defesa, se a pessoa está investindo o tempo dela, é porque se preocupa com você e quer ajuda-lo, portanto escute, entenda, se coloque na perspectiva do outro e reflita sobre ela, não discuta ou debata neste momento, inclusive não concordando, pode ser uma oportunidade para retribuir o Feedback.
Cada pessoa é única, não existe fracasso, o resultado foi a melhor escolha que estava disponível no momento, o feedback é a oportunidade para influenciar positivamente nos próximos resultados, é o aprendizado na próxima escolha.
Como contribuição abaixo