ativ_12101
2950 palavras
12 páginas
UNIGRAN – Centro Universitário da Grande DouradosCurso de Pedagogia a Distância
Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil
Aula 01
1. Disserte sobre a construção da concepção de Infância.
Resposta:
Com base nos estudos de kremer (2002) observamos como as diversas áreas do conhecimento contribuem significativamente para a construção do conceito de infância. As concepções teóricas de vários autores da área da educação, psicologia e pedagogia têm influenciado pesquisas a respeito da construção do conceito de criança como sujeito da história e da cultura de nossos pais.
A sociologia de tradição francesa originou uma reflexão que permitiu a crítica à ação da escola, ampliou o questionamento quanto ao caráter ideológico do conceito de infância presente na pedagogia. Além disso, a epistemologia das ciências humanas e sua análise crítica das relações entre saber e poder colocam em destaque a centralidade da linguagem para a compreensão da condição e da dimensão humana.
As teorias de Benjamim, Bakhtin e Vygotsk têm se constituído em referências fundamentais para estudar a sociedade contemporânea e a infância nos dias atuais.
Dessa forma, história, sociedade e cultura juntas formam a concepção de infância, e a própria infância passa a ocupar uma nova concepção de história. Assim, pesquisar a infância significa pesquisar a própria história do homem. É aprender com as crianças destinando a um olhar infantil critico. Conhecer a infância passa a significar uma das possibilidades para que o ser humano continue sendo sujeito crítico da história que o produz.
Aula 02
(1) Destaque as principais idéias dos pensadores abaixo e busque exemplos de suas contribuições na prática escolar atual:
Froebel (1782–1852)
(a) Idéias pedagógicas: Uma das principais ideias de Froebel para a pedagogia moderna foi de que o ser humano é essencialmente dinâmico e produtivo, e não meramente receptivo. A essência de sua pedagogia são ideias de atividade e