medidas extremas
Num dia, aparece-lhe um homem num estado muito estranho. Todos os seus sintomas são anormais, tal como o momento em que, sem justificação, fica estável. Luthan não percebe o que se passou, acha tudo muito estranho. O doente soletra algumas palavras: o seu nome, um nome estranho – Triphase - , pede para procurarem determinado homem e pede ajuda ao Dr. Luthan. Pouco depois morre.
Cada vez mais intrigado com toda esta situação, o médico vai iniciar uma intensa investigação sobre o que se terá passado. E quanto mais avança, mais descobre o terreno incerto e perigoso que pisa. Só encontra incoerências: mentem-lhe, pelo telefone, acerca da causa da morte, o corpo desaparece tal como o seu registo de óbito, não encontra nenhum farmacêutico designado “Triphase”, não consegue descobrir a que hospital pertence aquela pulseira, que o falecido possuía.
Acaba por ver-se envolvido no caso. Alguém conseguiu que lhe encontrassem drogas em casa, depois da simulação de um assalto. Perde a licença de médico e a oportunidade de ir leccionar na Universidade. Alguém descobriu o seu olhar intrometido e quer arruinar-lhe a vida.
Mas ele não desiste e vai levar a sua investigação até ao fim.
No final percebemos que várias situações podem ser aquelas que nos levam a medidas extremas. As vítimas de vários tipos de paralisia, de tal forma movidas pelo