Resumo " medidas extremas"
Luthan fica curioso a respeito das palavras ouvidas do paciente, e as coisas tornam-se mais estranhas quando seu corpo desaparece do necrotério. Ao procurar resolver o mistério, descobre que o relatório da autópsia consta apenas que a causa da morte foi uma embolia pulmonar, o que ele estranha. Ao tentar obter maiores informações sobre o morto, verifica que todos os dados sobre ele foram deletados.
Suas investigações começam a preocupar a direção do Hospital que, através do agente Frank Hare e do Det. Bob Burke, consegue plantar 18 gramas de cocaína em seu apartamento. Assim, ao chegar ao local, Luthan encontra tudo revirado e os dois policiais que dizem estar ali por terem sido avisados sobre o arrombamento ocorrido. Por conta da droga, ele é levado preso. Solto sob fiança, Luthan perde suas credenciais como médico do hospital, onde fica proibido de por os pés.
Num parque, alguns mendigos lhe falam do 'quarto', um local situado nos subterrâneos da cidade, onde vivem centenas de desabrigados. Com a ajuda de um deles, Luthan vai até lá, onde procura por Teddy Dolson. Ao descobri-lo, verifica que o mesmo sofrera uma intervenção nas costas, como se tivesse operado a coluna, e que seu estado é gravíssimo. Ao tentar removê-lo para um hospital, com a ajuda de alguns homens, é surpreendido pelo agente Hare, que mata alguns e fere à bala Luthan. A passagem de um trem, dá condições ao médico de fugir do local.
De um telefone público, consegue fazer uma ligação para a Dra. Judith Gruszynski