Auditoria
ESTUDO DE CASOS
ANÁLISE DA POSIÇÃO DA EMPRESA DE AUDITORIA ‘’CORRETA’’
CASO A
Abel trabalha em um conglomerado financeiro. Ele é contador da Distribuidora de Títulos “Zilênia”. A empresa de auditoria independente “Correta” acaba de ganhar a concorrência para auditar o Conglomerado. Abel foi escalado pela Zilênia para acompanhar os trabalhos da Correta, providenciando documentos solicitados e esclarecendo procedimentos. Os sócios da empresa de auditoria estão em dúvida se a presença de um funcionário da instituição auditada, junto a sua equipe de auditores, pode ser considerada falta de ética.
Discussão
Do ponto de vista da ética profissional, Abel pode participar dos trabalhos de auditoria, sem tirar a independência da Correta com relação ao Conglomerado. A Correta usará os serviços do Abel tal qual usaria aqueles de um auditor interno, não se configurando falta de ética.
Análise:
-Na sua opinião qual deveria ser a posição da Empresa de Auditoria independente “Correta”, ao utilizar os trabalhos de Abel (Contador da Zilênia) nos exames de acompanhamento e de auditoria?
-Estão sendo preservadas as condições éticas pelos Auditores?
Resposta:
Na minha opinião a empresa de Auditoria Independente poderia utilizar um outro profissional da empresa auditada, por exemplo: o Auditor Interno afim de preservar a credibilidade do serviço e não colocar em dúvida a ética da empresa.
O Contador Abel poderia ser solicitado a título de consulta e/ou esclarecimentos quanto às análises aos documentos disponibilizados.
Podemos destacar ainda que o Auditor poderá utilizar outros Profissionais Especialistas para auxiliar nas análises do trabalho a ser realizado.
ANEXO 2
ESTUDO DE CASOS
CONDIÇÕES DE MORAL E ÉTICA DA EQUIPE
CASO B
A firma de auditoria EQUIPE opera no mercado nacional há 22 anos. Tem uma ótima reputação, tendo em sua carteira de clientes diversas instituições de médio e grande porte. A EQUIPE acaba de fazer uma boa