Educação inclusiva
Dayane Brito Soares
MOANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão Escolar : O que é ? Porquê? Como fazer ? — São Paulo : Moderna , 2003. — (Coleção cotidiano escolar).
A autora em seu livro traz algumas considerações quanto à Educação Inclusiva tratando de esmiuçar o tema de maneira a dividir o livro em três capítulos, expondo questionamentos importantes quanto a inclusão, O que é?, porque? , como fazer? Questionamentos que por diversas vezes o profissional de educação se pergunta.
Na apresentação a autora demonstra a sua experiência como educadora, apontando seus questionamentos e indagações, fazendo uma breve reflexão quanto ao papel da escola e demais atores que compõem a educação e a relevância do que vem a ser incluir. Ainda ressalta sua concepção de escola que foi construída ao longo da sua formação enquanto pessoa.
Dessa forma, no primeiro capitulo vem a tratar do tema com um questionamento, e para explanar com mais precisão fala da crise de paradigmas, apontando que as diversas mudanças ocorridas no âmbito da atividade humana acontecem segundo paradigmas. A partir daí a autora vem destrinchando o conceito de Paradigmas, apontando quanto a crise de Paradigmas. Trazendo o que é inclusão, sobre uma ótica de uma educação que é por natureza excludente, indagando se é integração ou inclusão dentro de um paradigma tradicional de educação.
No segundo capitulo vemos o porquê da inclusão escolar, tratando inicialmente do fracasso escolar, e vem trazer o seguinte ponto que A discussão em torno da integração e da inclusão cria ainda inúmeras e infindáveis polêmicas, provocando as grupos de professores e de profissionais da área de saúde. Reforçando que a distinção entre integração e inclusão é um bom começo para esclarecermos o processo de transformação das escolas, de modo que possam acolher, indistintamente, todos os alunos, nos diferentes níveis de ensino. Pontuando também a questão da legislação trazendo a LDB, a Constituição, alguns decretos que tratam