educação inclusiva
A pesquisa teve como objetivo investigar como ocorre Inclusão na Educação Física na Escola Jose Horlanda da Costa.
A pesquisa ocorreu na Escola José Horlanda da Costa, localiza-se na zona urbana deste município de Monte Alegre Estado do Pará, na rua irmã Amata S/N, bairro Planalto, a diretoria formada por uma Diretora e Secretaria.
A estrutura física da escola e em alvenaria, inaugurada em 2008, pela Secretaria Municipal de Educação. O prédio possui cinco salas de aula, secretaria, diretoria, cozinha, banheiro feminino e masculino e um deposito, possui rampas para cadeirante e banheiro adaptados, funciona com turmas de educação infantil e ensino fundamental, neste ano e 2014 atenderam a um contingente aproximadamente 415 alunos sendo 145 da Educação infantil e 270 do Ensino Fundamental 1º a 5º ano.
A escola tem muro mais não e toda murada, não tem uma quadra para as aulas de Educação Física, mas tem um espaço atrás onde são praticadas as aulas, as salas não são adaptadas para receber os alunos com deficiências. Ao lado funciona a Educação infantil, por a demanda de alunos ser grande a escola não tem salas para atende-lo e alugaram um prédio com 3 salas de aula, cozinha e banheiro.
Fizeram parti da pesquisa três pessoas, um professor de Educação Física, a Diretora da escola, e uma mãe de um aluno do 3º ano que contribuiu com as informações necessárias. Optou-se por entrevista essas pessoas que estão diretamente ligadas com a educação Inclusiva.
No decorrer da pesquisa foi utilizado um roteiro de entrevista com duas perguntas abertas. A abordagem usada para analise dos dados foi abordagens qualitativa.
Para que fosse realizada a pesquisa foram necessários os seguintes procedimentos.
Etapa 1: Foi realizada uma previa conversa com a diretora, secretaria e professor da escola com a identificação das pessoas que foram entrevistada. Para a sua aplicação a pesquisadora apresentou, seu tema sua proposta de trabalho, com todos os