Educação inclusiva
1 INTRODUÇÃO
Educação Inclusiva é uma área que trata de um assunto novo no âmbito escolar por isso ainda necessita de muitos ajustes para conseguir se adequar a realidade de ensino de cada escola. Mesmo assim, está cada vez mais conseguindo ganhar espaço e a aceitação das pessoas e dos profissionais da educação. Juntamente com este tema, foram trabalhadas as diferenças e semelhanças dentro do contexto educacional por permitir uma melhor compreensão das crianças da educação infantil. Também os números e as quantidades que os representam, dando continuidade ao trabalho da professora regente e ainda a reciclagem, que sem dúvidas deu um destaque especial nas atividades realizadas.
Os objetivos foram de certa forma alcançados, visto que os temas foram trabalhados concomitantemente, facilitando o processo de ensino e aprendizagem.
Buscou-se trazer propostas de atividades simples e ao mesmo tempo interessantes, onde a criatividade das crianças superaram as expectativas almejadas. Trabalhos de recorte, colagem, colorir, assistir filmes em DVD, ouvir histórias infantis e a brincadeira.
Mostrou-se que todos nós somos importantes, que todos temos nossas semelhanças e nossas diferenças, que crianças “normais” não existem, mas sim crianças com alguma limitação seja ela por doença, acidente, ou por alguma dificuldade em aprender.
2 EDUCAÇÃO INCLUSIVA
O ambiente escolar vem se modificando ao longo da história da humanidade. A diversidade de culturas existentes num mesmo lugar, a tecnologia, os avanços da medicina, o consumismo desenfreado, enfim, tudo o que vivemos atualmente está repercutindo diretamente nos nossos alunos. Sendo assim, vive-se hoje de uma forma já ultrapassada, afinal o que é moderno agora, amanhã não é mais. Tudo vem e passa muito rápido. As pessoas já não conseguem ter um jeito pessoal de ser, pois a própria sociedade impõe este jeito de ser a elas. O que se pode dizer dos alunos então? Afinal são crianças que