educação inclusiva
1- INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo analisar e relacionar as seguintes disciplinas: Educação a Distância, Sociedade, Educação e Cultura, Educação Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais e Seminário da Prática I referente ao 1º semestre do Curso de Educação Física, com a importância profissional do professor, dentro da Educação Básica, bem como propor métodos de possíveis soluções.
Segundo o pedagogo Reginaldo Rodrigues da Luz, “A escola deve aceitar a matrícula e estar preparada da melhor forma para receber os alunos com necessidade educativa especial. O que se necessita para que a educação inclusiva se faça real, é que as unidades escolares sejam adaptadas, tanto pedagogicamente quanto estruturalmente, para receber os alunos, e atender conforme suas necessidades. Percebe-se, portanto, a ineficiência de políticas públicas que atendam e atentem para com os recursos em detrimento de uma escola inclusiva em todos os seus aspectos.”
A escola onde o professor atua sempre procurou atender da melhor forma os alunos inclusos dialogando com a família e buscando recursos junto ao governo do estado, via secretaria da educação, para se adaptar tanto física quanto estruturalmente e pedagogicamente conforme a necessidade educativa especial de cada aluno. Considera-se que é necessário uma melhor formação continuada dos educadores e buscando cada vez mais adaptações no ambiente físico da escola, assim como materiais didático-pedagógicos mais específicos.
2. DESENVOLVIMENTO
O objetivo da inclusão escolar é uma evolução da cultura, defendendo que nenhuma criança deve ser separada das outras por apresentar alguma espécie de deficiência. Do ponto de vista pedagógico esta integração assume a vantagem de existir interação entre crianças, procurando um desenvolvimento conjunto. No