educação inclusiva
1-O que o grupo entende como experiência exitosa em educação básica?
Uma experiência de sucesso ,onde os objetivos são alcançados, em que os alunos não são os únicos favorecidos, e sim a sociedade em geral aprende com as experiências da escola, trazendo a inclusão de todos os envolvidos.
2-Por que o grupo entende que o exemplo escolhido é uma experiência exitosa?
Porque além de incluir a criança no ambiente social da escola, fez com que seus pais refletissem sobre o problema de seu filho e entendesse a necessidade de inclusão social. Além da falta de informações em nosso país, sobre algumas doenças, ainda lidamos com muito preconceito por parte da sociedade em geral.
3-Considerando a diversidade social e cultural em nosso país, a experiência escolhida pode ser reproduzida em qualquer contexto?
A experiência que encontramos da inclusão social de uma criança com síndrome down na escola, reflete bem as barreiras que nosso país criou sobre as diferenças, seja ela social, econômica, cultural ou até mesmo de saúde. Qualquer tipo de inclusão é extremamente fundamental, principalmente no ambiente escolar, que é o primeiro ciclo social do ser humano fora de seu ambiente familiar. Em um país com tantas desigualdades, todo exemplo deve ser observado e reproduzido se for o caso, pois o professor se depara com um mundo de diversidades e deve buscar os mais diversos tipos de soluções para que tenhamos um país mais justo e democrático onde todos tem direito a educação.
4-Na experiência realizada qual foi o papel realizado pelo professor?
Primeiramente um papel de conscientização dos pais em relação ao problema da criança, a falta de informação de um bom acompanhamento médico e a insegurança fez com que seus pais nunca procurasse inserir a criança na escola, daí o primeiro desafio, e logo depois a inserção da criança no ambiente escolar ao qual a criança não estava nem um pouco habituada, e ainda o desafio de conscientizar as outras crianças