Educação inclusiva
A Integração e a Inclusão de Bernardo no Contexto Escolar
O aluno Bernardo é um dos alunos com necessidades especiais que foi incluído e interagido com sucesso em seu novo ambiente escolar.
Bernardo foi integrado no ambiente regular de educação devido à disponibilidade que o corpo docente da escola teve para com ele, existindo já na estrutura da escola espaços destinados às necessidades de Bernardo.
A inclusão é realizada através de projetos que ensinam aos alunos portadores de necessidades especiais e alunos regulares, uma aceitação de diferenças entre eles, como se deve respeitar e também colocar-se em disposição para ajudar seja quem ou qual for à necessidade e/ou problema.
A Declaração dos Direitos do Homem de 10 de dezembro de 1948 define seu artigo 1° que “ Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas as outras com espirito de fraternidade”(Bock, 2012, p.25). Esta lei me colocou as seguintes reflexões: - Ainda em um tempo desprovido de tanta assistência educativa e intelectual, as pessoas com deficiências mentais ou motoras eram tratados como loucos ou incapazes. Felizmente com a insistência de pessoas para que chegasse a poderes públicos o pedido de serem vistos com olhos mais cuidadosos, começou então a exclusão dessas pessoas para seus tratamentos. Com a evolução da ciência e do mundo, foram descobertas as doenças genéticas e as probabilidades de doenças degenerativas, que obrigaram a medicina exclusivamente por essas descobertas ao publico, para que as pessoas com necessidades especiais fossem obrigatoriamente tratadas como seres humanos normais. A inclusão e a integração dessas pessoas ficaram então sobre a responsabilidade de aceitação de todo o meio relacionado, a compaixão propriamente dita para com a aqueles que nos eram iguais e somente precisavam de cuidados especiais.
E, como a