Educação Inclusiva no Ensino Superior
Valmir Lopes de Amorim2
Tânia Maria Filiu de Souza3
RESUMO
Este trabalho teve por objetivo analisar a Educação Inclusiva no Ensino Superior. Foi realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa de cunho bibliográfico para identificar as dificuldades por que passam as pessoas com deficiências; isto em nível de família, escola, comunidade e sociedade. Para tanto, foram analisados documentos que abordam o assunto, tais como a Declaração de Salamanca, a
Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a Constituição Federal Brasileira para melhor compreensão do que existe de concreto referente aos direitos e sua aplicação eficaz para o desenvolvimento desses sujeitos. Na análise dessa pesquisa, foi levada em conta também, a preocupação que os professores de todos os níveis escolares têm quanto ao melhor atendimento e técnicas de ensino a serem aplicados a cada caso específico.
PALAVRAS-CHAVE: 1 Educação Inclusiva. 2 Ensino Superior. 3 Dificuldades. 4 Preocupação dos professores. _________________________
INTRODUÇÃO
Temos certeza de que a família é a peça fundamental no desenvolvimento das pessoas com deficiência, mas ela não precisa lutar sozinha, deve buscar apoio e encarar essa missão com pensamento positivo. Nesse rol de pessoas preocupadas com as pessoas com deficiência encontram-se professores e tutores que necessitam de melhor qualificação para lidar com esses protagonistas especiais; por isso esse assunto foi escolhido para despertar as pessoas com deficiência e incentivá-las a lutar pelos seus direitos e levar a sociedade a refletir sobre como está sendo sua atitude de acolhimento e defesa das pessoas com deficiência.
1
Trabalho de Conclusão de Curso de Docência do Ensino Superior da Universidade Católica Dom Bosco que visa incentivar as pessoas com deficiência a continuar lutando pela sua autonomia e cidadania.
2
Formado em Letras pela Faculdade Don Domenico e professor efetivo de Língua