pedagogia
É por meio do campo profissional e através de um trabalho coletivo, que poderemos constituir como seres humanos, e também contribuir para que os outros também se constituem como tal.
As questões referentes à profissionalização docente revestem-se de grande importância, especialmente quando se trata dos professores das séries iniciais. Pois é efetivamente uma conquista ‘a elevação de sua formação para o nível superior, proposta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN. Para a formação de professores nesse nível há as universidades e, nelas, o Curso de Pedagogia. Embora seja preciso reinventar o Curso de Pedagogia para dar conta também dessa formação.
Também há que se considerar que a valorização de professores como profissionais, coloca a necessidade de refletir sobre o significado de se concluir um curso superior sem uma clara identidade profissional. É o que está acontecendo com os pedagogos. É preciso que os cursos assumam a responsabilidade de formar seus pedagogos, com condição legal de inserção no mundo social do trabalho, o que é muito diferente de formá-los para o mercado de trabalho, condição para que mudem as formas e os processos de oferecer a educação, o ensino, os processos educativos formais e não formais, a gestão do ensino e das escolas e de instituições educativas e outras demandas sociais. O avanço na área da formação de professores, colocando em pauta e apontando caminhos para a construção da identidade docente, dos saberes que o identificam da profissionalização e das condições de inserção no mundo do trabalho, pode iluminar a área da Pedagogia no que se refere à profissionalização do pedagogo que não se pode resumir à docência das séries iniciais, nem com ela se identificar.