Educação inclusiva na escola regular
2-PROBLEMATIZAÇÃO
O principal desafio da Escola Inclusiva é desenvolver uma pedagogia centrada na criança (aluno), capaz de educar a todos, sem discriminação, respeitando suas diferenças; uma escola que dê conta da diversidade das crianças e ofereça respostas adequadas às suas características e necessidades, solicitando apoio de instituições e especialistas quando isso se fizer necessário. É a ser perseguida por todos aqueles comprometidos com o fortalecimento de uma sociedade democrática, justa e solidária. Uma vez que, sem o acesso à escola, dificilmente as pessoas com deficiência conseguirão exercer a sua cidadania em plenitude.
3-JUSTIFICATIVA:
Diversas razões justificam a implementação de orientação e estratégias para inclusão de crianças (alunos) com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino, envolvendo ampla reflexão, discussão e ações conjuntas e efetivas que possibilitarão rever a prática pedagógica. Sabendo que ações conjuntas entre educação geral e especial constituem-se de valiosas iniciativas nas suas vertentes humanas e sociais na área da educação. Uma escola democrática e participativa deva preocupar-se em promover uma educação onde prioriza a vivência em todas as dimensões. Sabemos que essas vivências continuam sendo, senão negadas, ainda dificultada para um numero significativo de crianças, jovens e adultos com deficiência. A educação inclusiva é, então, sem duvida uma conquista que vai facilitar que essas vivências passem a fazer parte do cotidiano desses sujeitos, cidadãos de direitos e deveres como todos.
4-OBJETIVOS
4.1-OBJETIVO GERAL:
O objetivo da pesquisa de dispusemos realizar será construído com bases as hipóteses anteriores. Para que consigamos alcançar tal objetivo sugerimos os seguintes propósitos:
• Compreender a concepção da educação inclusiva na escola do Ensino Regular.
• Compreender a educação inclusiva que predomina no discurso