investigando a educação inclusiva no municipio de santana do livramento
Rodrigo Soares Dias1
RESUMO: O seguinte artigo busca abordar o tema da educação inclusiva dos alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino. Para tanto, primeiramente foi desenvolvido um estudo teórico acerca da legislação específica a respeito da inclusão escolar e posteriormente foi realizado uma pesquisa de campo tendo em vista conhecer a realidade das escolas da rede pública estadual e municipal do município de Santana do Livramento, mostrando a rede de ensino que melhor encontra-se preparada para efetivar, de fato, a educação inclusiva.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Inclusiva – Necessidades Educacionais Especiais – Legislação Específica- Sistemas de ensino.
1 INTRODUÇÃO
A Educação inclusiva, nos últimos tempos, tem sido um tema gerador de muitas discussões, que colocam a escola e a relação que os indivíduos portadores de necessidades educativas especiais em foco, bem como a relação desses dois com a inclusão. É evidente que a escola enquanto instituição regular de ensino tem recebido constantemente crianças e jovens que apresentam necessidades educativas especiais, tornando-se necessário que a Educação Inclusiva seja problematizada e debatida entre todos os que a compõe, buscando recursos, alternativas metodológicas e pedagógicas que propiciem instrumentos fundamentais para possibilitarem a construção de conhecimentos e aprendizagens dos educandos, fazendo com que a escola cumpra a sua função na sociedade.
Pela educação passa a árdua tarefa e possibilitar aos cidadãos a consciência dos seus direitos e deveres que por consequência se dá através dos meios formais e informais da sociedade. Discutir a Educação Inclusiva, nos dias de hoje, evidentemente faz-se necessário conhecer e interpretar dados relacionados ao acesso à educação no nosso país. Evidencia-se