Educação física
Rose Sheila C. Ribeiro
Infelizmente a educação física ainda é vista apenas como um momento de recreio ou lazer para “descansar” as crianças das outras disciplinas. Com estudos recorrentes sabemos que trabalhos científicos mostram que esta idéia está ultrapassada. Autores como Piaget destacam a importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento intelectual das crianças constituindo um processo que insere a criança no meio social através da adaptação e da interação com o meio em que vive. Afirma que:
O jogo e o brincar, portanto, sob as suas duas formas essenciais de exercícios sensório motor e de simbolismo proporciona uma assimilação do real à atividade própria fornecendo a esta seu alimento necessário e transformando o real em função das necessidades múltiplas do eu. Por isto os métodos ativos de educação exigem todos que se forneça as crianças um material conveniente a fim de que, jogando e brincando, elas cheguem a assimilar as atividades intelectuais, que , sem isso, permanecem exteriores à educação infantil( PIAGET, 1976, P.170 )
A instituição escolar deve incluir na grade curricular a disciplina de educação física, pois as práticas pensadas para esta aula serão essenciais e determinantes no processo de desenvolvimento do aluno. Tanto o professor quanto a escola devem conhecer claramente os objetivos e conteúdos a serem trabalhados. Desta forma a educação física deve ser pensada como disciplina capaz de propiciar atividades que contribuam para desenvolvimento não só físico, mas também, social e intelectual. O professor de Educação Física, precisa saber em que fase de desenvolvimento está o educando e que a aprendizagem está ligada à relação do sujeito com o objeto, por isso deve-se pensar com cuidado e critérios nas práticas que serão aplicadas.
Relembrando minhas aulas de Educação Física vejo que muitas vezes o meu professor nos levava para a “quadra”, onde dávamos duas ou