Educação Física
CULTO AO CORPO*
GISELLE TORRI**
JAISON JOSÉ BASSANI***
ALEXANDRE FERNANDEZ VAZ****
RESUMO
O culto contemporâneo ao corpo entrelaça discursos pela promoção da saúde com dispositivos de conformação somática vinculados, entre outros, à performance, à instrumentalização orgânica e à celebração da juventude. Nesse sentido, pesquisamos relações entre práticas de modelação corporal – entendidas como intervenções tecnológicas sobre o corpo –, políticas de consumo e juventude. O estudo focou a condição juvenil e foi realizado em uma academia de ginástica e musculação da litorânea Florianópolis.
Para tanto, utilizamos procedimentos etnográficos, como análise de material gráfico, observações participantes, entrevistas, diários de campo, descrições de atores e considerações sobre a subjetividade dos pesquisadores. Os resultados dizem respeito ao consumo de corpos, conseqüência do culto a técnicas somáticas.
PALAVRAS-CHAVE: embelezamento – educação do corpo – indústria cultural – técnicas corporais.
INTRODUÇÃO
A
busca da juventude eterna é uma das freqüentes fantasias associadas à utopia da imortalidade. Os investimentos na produção das mais diversas técnicas para a manutenção da beleza e da saúde, encarados como atributos essencialmente dos jovens, parecem constituir algo constante em nossa história. Como destacou Sant’Anna (2002), diversos museus e exposições sobre a vida dos povos antigos mostram
*
**
***
****
PP 10 n.2.indd 261
O trabalho apresenta resultados parciais do projeto Teoria Crítica, Racionalidades e Educação, financiado pelo CNPq.
Especialista em Educação Física Escolar.
Aluno do Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade
Federal de Santa Catarina (PPGE/CED/UFSC).
Doutor em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade de Hannover, Alemanha, e pesquisador CNPq.
7/9/2007 17:52:26
pincéis utilizados na pintura do rosto, pentes sofisticados e recipientes