abordagem
Com a Revolução Industrial, se buscou aumentar a eficiência das empresas, partindo de pontos vista diferentes e sem comunicação entre si, Taylor e Fayol começarão a desenvolver a chamada Teoria Clássica Ela se divide em Administração Cientifica criada por Frederick Taylor e em Teoria Clássica Criada por Henry Fayol.
Partiram de pontos distintos com a preocupação de aumentar a eficiência na empresa. Seus postulados dominaram aproximadamente as quatro primeiras décadas do século XX no panorama administrativo das organizações.
A origem daTeoria Clássica está relacionada a Revolução Industrial, que trouxe o crescimento acelerado e desorganizado das empresas e a necessidade de aumentar a produção de bens, reduzindo a imprevisão, melhorando a eficiência e aumentando a competitividade.
A partir deste período, a produção em massa, com o domínio dos monopólios, principalmente nos Estados Unidos, e, com sucessivos acontecimentos, aumentou-se o número de assalariados nas indústrias. Devido esta acelaração na indústria, seus organizadores precisaram tomar atitudes para se evitar o desperdício de materiais e programar a economia de mão-de-obra. Assim surge a divisão do trabalho, são fixados os padrões de produção, descritos os cargos, determinadas as funções, estudo de métodos e normas de trabalho.
Para este aperfeiçoamento precisaram de máquinas e equipamento para melhorar suas industrias. Mas temos que lembrar que para a produção destes equipamentos também temos que aperfeiçoar a mão de obra e diminuir os custos, ou seja também precisaria de aperfeiçoar essa administração.
Podemos resumir que a origem da teoria Clássica se deu pelo crescimento desorganizado das empresas, e a necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações.
Os grandes cérebros desta “revolução administrativa” foram Frederick Winslow Taylor e Henri Fayol.
Frederick Winslow Taylor, fundador da Administração Científica,