abordagens
Neste trabalho vamos mostrar as abordagens possíveis em um aprendizado, com base em citações e exemplos do livro Pinóquio as Avessas, onde é apontado para o perigo que correm as crianças ao ingressarem em escolas que não consideram seu potencial e suas capacidades individuais e criativas, antes tentam enquadrá-las em um sistema educacional rígido, conservador, anacrônico e sufocante.
ABORDAGEM TRADICIONAL
A Abordagem Tradicional de ensino não é fundamentada em teorias empiricamente validadas, é fundamentada em uma prática educativa e na sua transmissão no decorrer dos anos. Portanto trata-se de uma concepção e umas práticas educacionais que persistiram ao longo dos anos, em suas diferentes formas e que passaram a fornecer um quadro referencial para todas as demais abordagens que a ela se seguiram.
Ë caracterizada por ser muito rígida e centrada no professor onde o aluno apenas escuta as prescrições que lhes são fornecidas por autoridades exteriores.
Na concepção tradicional, o homem é considerado como um homem acabado, “pronto” e o aluno um “adulto em miniatura” que precisa ser atualizado.
E um tipo de abordagem na qual os padrões são muito respeitados, o que é diferente é muito discriminado, por exemplo: não se aceitava que as crianças escrevessem com a mão esquerda, para se ter uma idéia da discriminação quem não escrevia com a mão direita era chamado de sinistro. Durante as aulas as carteiras deveriam estar sempre em perfeita ordem e bem alinhadas.
Homem: É um receptor passivo das informações que lhes são fornecidas, não tem o direito de se expressar. Para os tradicionalistas o homem é considerado como uma espécie de tabula rasa, na qual são expressas progressivamente, imagens e informações fornecidas pelo ambiente.
O homem era um mero receptáculo de informações.
Conhecimento: Parte-se do pressuposto de que a inteligência, ou qualquer outro nome dado à atividade mental, seja uma faculdade