EDUCAÇÃO FÍSICA
CLARISSA SANTANA DE AMORIM
Ginástica Laboral, um benefício para o trabalhador
Paracatu
2014
CLARISSA SANTANA DE AMORIM
Ginástica Laboral, um benefício para o trabalhador
Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Educação Física da Faculdade Atenas, como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC I)
Orientador: Prof. Msc Cristhyano Pimenta Marques
Paracatu
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
04
2 PROBLEMA
05
3 HIPÓTESE
06
4 OBJETIVOS
07
4.1 OBJETIVO GERAL
07
4.2 OBJETIVO ESPECÍFICO
07
5 JUSTIFICATIVA
08
6 METODOLOGIA DE ESTUDO
09
7 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
10
8 DISPONIBILIDADE E CRONOGRAMA
13
REFERÊNCIAS
14
1 INTRODUÇÃO
A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, no horário de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais. A necessidade da prática de exercícios físicos no local de trabalho remonta à Revolução Industrial. A partir desta época, o número de funcionários com Lesões por Esforço Repetitivo e Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (L.E.R/D.O.R.T) aumentou consideravelmente. O advento de novos processos de produção trouxe em seu bojo mudanças consideráveis no ambiente de trabalho. Mais recentemente, a Era da Informática acentuou estas mudanças e catalisou suas consequências. Os “Tempos Modernos” impuseram uma nova rotina aos operários, que geralmente têm uma vida sedentária, passando muitas horas na mesma posição e quase sempre repetindo movimentos milhares de vezes por dia.
2 PROBLEMA DE PESQUISA
Qual o benefício da ginástica laboral para o trabalhador?
3 HIPÓTESE
O benefício da ginástica laboral acontece tanto para a empresa quanto para o funcionário. Evitando e combatendo doenças como L.E.R/D.O.R.T, é uma arma contra o sedentarismo, estresse,