Educação física e saúde
1 - Atividade física na infância. A atividade física pode ser entendida como qualquer movimento corporal, produzido pela musculatura esquelética, que resulta em gasto energético (CASPERSEN, 1985 apud. MILBRADT et al. 2009), tendo componentes e determinantes de ordem biopsicossocial, cultural e comportamental, podendo ser exemplificada por jogos, lutas, danças, esportes, exercícios físicos, atividades laborais e deslocamentos (PITANGA, 2002 apud. MILBRADT et al 2009.) A falta da atividade física pode trazer malefícios à saúde, no entanto o exagero e o excesso de atividades também. Contudo, precisamos trabalhar na medida correta, uma criança tem que, correr, brincar, jogar bola, se alimentar corretamente, enfim..., mas para isso precisa estar cercada de pessoas que a oriente, e oriente de forma adequada, para que no futuro não venha ter problemas de saúde nem problemas físicos, se tornando um adolescente saudável e preparado para no tempo certo, encarar competições que a vida lhe apresentará, com auto-estima e confiança.
2- Obesidade infantil.
A obesidade é uma doença que está cada vez mais comum e afetando mais pessoas em proporções mundiais, principalmente nos países mais ricos e industrializados. Os índices são tão expressivos, que esta patologia já é considerada uma epidemia e um problema de saúde pública.
A obesidade infantil pode ter consequências severas. As principais são os fatores de risco que essa criança tem com sua saúde. Com a alimentação errada, ela fica mais sujeita e desenvolver alterações no corpo, que afetam seu sistema respiratório e cardíacos. Além disso, ela pode acabar desenvolvendo doenças como diabetes.
Pressão arterial e glicemia na infância.
Pressão alta transformou-se numa epidemia no mundo moderno. Estudos mostram que cerca de 50% dos adultos acima de 50 anos são hipertensos e, infelizmente, esse número não para de crescer.
Pessoas com pressão arterial elevada estão mais propensas a apresentar