Educação física pelo movimento
O principal objetivo é trabalhar o lúdico no ambiente escolar como instrumento pedagógico, de modo que venha intervir na melhoria do processo ensino-aprendizagem. Fizemos uma pesquisa e constatamos que a Matemática era a disciplina com maior déficit de aprendizagem.
A partir desses dados resolvemos unir a Matemática e a Educação Física para ajudarmos esses alunos a superar as dificuldades de aprendizagem com a Matemática de uma forma descontraída. O nosso objetivo é trabalhar atividades interdisciplinares que trabalhe a Matemática de uma forma lúdica. Foram utilizados jogos matemáticos, que objetivaram o ensino das operações básicas da Matemática, além de buscar desenvolver o raciocínio lógico. Atividades Interdisciplinares
1- Corrida dos Números: a turma foi dividida em duas equipes; o quadro negro também foi dividido e nele foram escritas operações matemáticas. Cada um dos lados do quadro foi destinado à respectiva equipe. A atividade se desenvolveu sob a forma de revezamento, na qual o aluno deveria sair de seu respectivo lugar, resolver as operações e retornar ao seu lugar, para que, só aí, o colega de equipe pudesse partir para a resolução posterior.
2- Fora da sala de aula, foi desenvolvida uma atividade que pode ser considerada uma variação do Pega-pega, nela os alunos foram divididos em dois grupos, os mesmos foram posicionados de frente uns para os outros, cada participante tinha uma folha com uma operação matemática colada às costas, o objetivo era visualizar a operação presente nas costas do aluno oposto e resolvê-la mentalmente, logo depois todos eram posicionados para verbalizarem os resultados.
3- Copa do mundo do futebol matemático: Inicialmente o professor começa a aula explicando o que é copa do mundo de futebol e todos os elementos que compreende este evento, como: o jogo de futebol, as dimensões do campo, o encontro de diversos países, as bandeiras que representam as