estudo dirigido anatomia
R= A cavidade nasal do cão é estreita e alongada tendo seu comprimento relativo dependente em grande parte do tipo do crânio (braquicéfalo, mesocéfalo ou dolicocéfalo). A cavidade nasal esta dividida em fundo dorsal e um meato nasofaríngeo ventral, por uma placa horizontal (transversa) de osso que é formada pelo vômero e pelos ossos palatino, esfenóide e etmóide. O fundo é dividido em metades pelo septo nasal, mas o meato nasofaríngeo é comum a ambas cavidades, visto que o vômer não atinge o assoalho da cavidade nasal, neste nível. Cada cavidade nasal é ocupada, em sua maioria, pelas conchas (ossos turbinais), que se projetam da parede lateral e quase atinge o septo nasal.
2. Descreva a laringe do eqüino.
R= A laringe é um órgão tubular, situado medianamente, que faz a comunicação da faringe com a traquéia. A parede da laringe é formada por cartilagens que se articulam entre si por meio de ligamentos e músculos e, rostralmente, com o hióide. As cartilagens da laringe formam uma estrutura básica desse órgão. A cavidade laríngea apresenta um estreitamento devido as pregas vocais, sendo revestida por um epitélio pavimentoso estratificado que se continua com mucosa traqueal. Sua abertura cranial é incompletamente fechada pela epiglote durante o ate da deglutição. Caudalmente continua com os anéis cartilagíneos da traquéia, sem alteração do seu diâmetro.
3. Descreva a hematose.
R= A hematose é a troca de gases que ocorre nos capilares sanguíneos dos alvéolos pulmonares através da difusão do oxigênio e do dióxido de carbono. Por este processo, mediando o sistema respiratório e o sistema circulatório, o sangue venoso, com alta concentração em CO2 é transformado em sangue arterial concentrado em O2 e distribuído aos tecidos do organismo para o abastecimento das reações metabólicas das células.
Sendo assim, a difusão nos alvéolos pulmonares se da por diferenças no gradiente de concentração dos capilares, em que o