Educação física infantil
Um dos componentes curriculares que adquirem a formação docente é o estágio supervisionado escolar. Estes estágios têm por objetivo colocar os futuros docentes diante de situações concretas de ensino-aprendizagem. Tal condição desperta a possibilidade de estes alunos vivenciarem e refletirem sobre o saber e o fazer pedagógico no interior da sala de aula.
Com isto foi possível identificar os saberes e o não saberes docentes mobilizados nas praticas pedagógicas dos futuros professores quando se encontram no estágio supervisionado.
Com base nesta pesquisa documental, foram analisados 48 documentos, contidos nos Relatórios Finais, que continham as reflexões escritas de oito futuros professores que realizaram suas intervenções docentes no primeiro semestre de 2010, em escolas públicas do município de João Pessoa - PB.
Para a realização destas coletas foram utilizados os procedimentos de Gomes-da-Silva (2009), Bardim (2008) e Tardif (2008).
Os futuros professores, quando se deparam com esta situação escolar, tendem a suscitar discussões em relação a certo distanciamento entre a formação inicial (“teoria”) e a intervenção pedagógica (“prática”). Ao perceberem as convergências e divergências entre estes contextos eles acabam por ir buscar outras fontes e outras referências que sirvam de suporte para sua atuação.
A pesquisa foi composta por oito futuros professores. Para serem incluídos na investigação, estes sujeitos deveriam estar matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado, que é oferecida no 6º período do curso de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba e realizar o estágio de docência no ano/semestre de 2010 em escolas públicas do município de João Pessoa - PB.
A atribuição do supervisor do estágio junto ao estágio curricular obrigatório está definida nas resoluções n.º 01 e 02/2002 do Conselho Nacional