educação fisica infantil
LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FISICA
DESENVOLVIMENTO MOTOR
MARCOS NANINI TRAVASSOS
SERÁ QUE TODAS AS CRIANÇAS SÃO IGUAIS? ENTÃO COMO DEVEM SER ORIENTADAS AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATENDER ESSAS SEMELHANÇAS/DIFERENÇAS?
As crianças em si, nascem com seus desenvolvimentos imaturos, e ao longo de seu desenvolvimento, adquiri movimentos próprios para aquela etapa de desenvolvimento, como por exemplo, quando começam a ter o controle dos movimentos da cabeça aos três meses, Gallahue (2002). Deste ponto de vista, percebemos que parecem iguais, porém, por seus desenvolvimentos incluírem aspectos hereditários e, principalmente, ambientais elas crescem e se desenvolvem de maneira diferente. Percebemos isso quando vemos as vivencias pela qual elas passam.
O que se faz necessário é que estas crianças tenham seu desenvolvimento etário de acordo com o previsto para cada etapa etária, pois isso influenciaria diretamente nos aspectos da vida adulta. vários são os testes que identificam o momento motor em que a criança está, tal qual o TGMD (Test of Gross motor Development) do Dr. Dale Ulrich em 1985.
O conhecimento destas características motoras possibilita saber as experiências recebidas nos diversos contextos são as necessárias para garantirem bom desenvolvimento da aprendizagem. O que se espera é que as crianças possam da melhor forma possível, apresentar em cada período da vida uma boa qualidade de movimento (VASCONCELLOS, 1995).
Hoje, devido aos diversos aspectos da vida moderna, percebe-se que algumas vivencias, como o brincar na rua, estão sendo retiradas da vida cotidiana delas e sendo substituída por tablets, computadores, videogames, atividades que os mantem estáticos, que aliado a uma alimentação regada a fast-food, transformam crianças saudáveis em crianças obesas. Não excluindo o fato do aumento da violência nas ruas, obrigando os pais a manter seus filhos em casa.
Para Gallahue e Ozmun (2002), o desenvolvimento motor