educação formal e não formal
FORMAL/NÃO FORMAL
MOACIR GADOTTI
Alunos: Rafael Pantoja
Fábio Onisio
Clelio Braga
INTRODUÇÃO
A educação é um dos requisitos fundamentais para que os indivíduos tenham acesso ao conjunto de bens e serviços disponíveis na sociedade.Por isso o direito à educação é reconhecido e consagrado na legislação de praticamente todos os países,temos como exemplo o Estatuto da
Criança e do Adolescente do Brasil.
Educação formal
A educação formal tem objetivos claros e específicos e é representada principalmente pelas escolas e universidades.Ela depende de uma diretriz educacional centralizada como o currículo,com estruturas hierárquicas e burocráticas,determinadas em nível nacional,com órgãos fiscalizadores dos ministérios da educação.
Educação não-formal
Define-se educação não-formal como “toda atividade educacional organizada,sistemática ,executada fora do quadro do sistema formal para oferecer tipos selecionados de ensino a determinados subgrupos da população(La Belle,1982).
Novos espaços de formação e informalidade da educação
As novas tecnologias da informação criaram novos espaços do conhecimento.Agora,além da escola,também a empresa,o espaço domiciliar e o espaço social tornaram-se educativos.Cada dia mais pessoas estudam em casa,podendo,de lá,acessar o ciberespaço da formação e da aprendizagem a distância,buscar fora das escolas a informação disponível nas redes de computadores interligados,serviços que respondem às suas demandas pessoais de conhecimento.
O direito das crianças à cidade
Nossa cidade,como toda grande cidade,é cada vez mais perigosa para as crianças.A cidade assusta as crianças,cada vez mais confinadas em suas casas.
Criança têm o direito de sair de casa,têm o direito de reinventar seu espaço na cidade como seu território.A criança precisa sair de casa,tem o direito de sair de casa.Por isso,a cidade precisa