Educação Fisica
CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA BACHARELADO
LOUIS CHARLES ARAUJO SANTOS
ANDRE FERREIRA
HISTORICO SOBRE OS MELHORES ATLETAS EM SALTO TRIPLO NO BRASIL
Aracaju
Outubro, 2014
LOUIS CHARLES ARAUJO SANTOS
ANDRÉ FERREIRA
HISTORICO SOBRE OS MELHORES ATLETAS EM SALTO TRIPLO NO BRASIL
Trabalho apresentado ao curso de Educação Física, sob orientação da Prof.ª Vânia Azevedo, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de Atletismo.
ARACAJU-SE
2014
A história desta disciplina é um tanto obscura, mas sabe-se que os Celtas, nos seus Jogos Tailtianos, já a praticavam no século II da nossa Era.
De qualquer forma, o triplo salto era firmemente disputado na Irlanda e na Escócia, no final do século 19, se bem que nem sempre de acordo com as regras atuais. Assim, em 1871 o irlandês Edward Harding saltou 13,33m em Cork, mas o progresso foi rápido, pois em 1886 outro irlandês, Daniel Shanadan, já saltava 14,50m; isto aconteceu em Knockeney. E, para confirmar a tradição irlandesa, o primeiro recorde da Era IAAF pertence a outro irlandês embora naturalizado norte-americano, Daniel Ahearn, que em 30 de maio de 1911, em Celtic Park, obteve 15,52m.
Esta é a prova olímpica que mais glórias tem dado ao Brasil, pois além dos dois títulos olímpicos e dos cinco recordes mundiais de Adhemar Ferreira da Silva, do recorde mundial, da medalha de Nelson Prudêncio e dos títulos panamericanos do grande João Carlos de Oliveira, tivemos outros grandes atletas, pouco conhecidos das gerações atuais.
Assim, o gaúcho Carlos Eugênio Pinto saltou 15,10m em 1941, o carioca Geraldo de Oliveira 15,41 em 1948, quaisquer destas marcas eram ao tempo de grande nível mundial.
Mas, é sobretudo Helio Coutinho da Silva o principal herói desconhecido, pois em 1951, apenas dois meses depois de Adhemar ter conseguido o primeiro recorde mundial absoluto do Atletismo brasileiro, esse atleta, que era