Protocolos VPN
Os protocolos de VPN são os responsáveis pela abertura e gerenciamento das sessões de tuneis.
PPTP (protocolo de encapsulamento ponto a ponto):
É um dos primeiros protocolos de VPN que surgiu.
Para que o acesso remoto faça um túnel até o destino o PPTP encapsula pacotes PPP.
É um protocolo da camada dois do TCP/IP, ou camada de enlace. O VPN usa PPTP para encapsular pacotes IP em uma rede pública, como a Internet. É baseado nos protocolos de autenticação do PPP.
Existem três elementos envolvidos em uma conexão PPTP. O cliente, o servidor de acesso à rede e o servidor PPTP. E a comunicação criada pelo PPTP envolve três processos, onde cada um exige que os anteriores sejam satisfeitos.
Primeiramente, o protocolo PPTP utiliza o PPP para estabelecer a conexão entre o cliente PPTP e o servidor de acesso à rede que pode ser um ISP. O PPTP encapsula os quadros PPP em datagramas IP para transmissão pela rede, o IP que contém os endereços de origem e destino correspondentes as extremidades da conexão PPTP. Após isso, ocorre a criação de uma conexão de controle entre o cliente PPTP e o servidor PPTP, através da utilização do protocolo TCP, por essa conexão são estabelecidos os parâmetros de configuração da conexão entre os extremos do túnel. Dessa forma, é criado o túnel PPTP, possibilitando a criação de uma VPN.
O servidor PPTP é um servidor VPN habilitado para PPTP com uma interface na Internet e uma segunda interface na intranet. (intranet é uma rede privada corporativa).
L2F:
Desenvolvido pela empresa CISCO, surgiu nos primeiros estágios da tecnologia VPN. Sempre assume que a rede privada encontra-se atrás de um gateway. Como possui tunelamento independente do IP, também pode trabalhar com redes ATM, por exemplo.
O protocolo L2F estabelece uma conexão do usuário remoto com o servidor de acesso à rede utilizando para autenticação que pode ser feito por vários protocolos.
Após tal processo, o servidor de