educação fisica
O basquete não é apenas um esporte que só se pensa em vitoria e derrota, ele nos proporciona desenvolvimentos corporais, motores e mentais. Além e criar jogadores e atletas, ele melhora a performace, o coportamento ajuda no equiibrio, força, atenção, etc.
De acordo com o que o Professor Jorge Olimpio Bento escreveu em seu livro “Desporto: discurso e substância”, a prática do basquete faz com que os praticantes dessa modalidade adquiram vários valores pessoais, tais como:
Suplantar deficiências e perseguir o aperfeiçoamento.
Interação com outras pessoas.
Respeitar regras e a si próprio.
Saber lidar com adversários.
Assumir responsabilidades e aceitar críticas.
Cultivar a imaginação e a criatividade.
Mas o basquete não só faz com que desenvolvemos valores morais, mas também faz com que aprendemos ou melhoremos aspectos motores como força ( na execução de passes e arremessos), equilibrio e controle ( momentos e posse de bola, giros para passes ou defesas), velocidade, obter paciência, agilidade, atenção, percepção.
A todo momento o basquete proporciona melhorias na socialização, até mesmo nas escolas em relação as crianças e também no mundo em geral, formando pessoas com mais caráter, buscando um elo entre o corpo e mente. Também melhora a saúde do indivíduo e prevenindo doenças precoces.
Com tudo isso,o atleta terá um desempenho maior em quadra quando ensinado que não precisa sempre levar tão a sério e sim envolve-lo de uma forma divertida, criativa e prazerosa. Também vai melhora-lo fora de quadra também, pois ele utilizará os aprendizados nas vivencias do seu dia.
Assim podemos compreender que o basquete é uma modalidade que contribui em muitos aspectos na formação humana e assim formam atletas que desenvolvem seu desempenhos junto com seu crescimento.