educação fisica e curriculo
Com a função de promover a compreensão e desenvolvimento prático da cultura corporal, a Educação Física enquanto disciplina curricular concentra em si, uma gama de saberes com proporções, quer sejam universais - pelo processo de ensino-aprendizagem dos esportes, ginásticas, entre outros – quer sejam por sua cultura individual – através dos jogos e brincadeiras populares, etc. (ZABALA, 1999).
De acordo com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases de 1996, no art. 26, parágrafo 3°, considerando que “a Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica...” temos a Educação Física inclusa no processo de ensino-aprendizagem proposto no âmbito escolar. Desta forma tornando-a disciplina curricular que por sua vez é composta por conteúdos pedagógicos conceituais, procedimentais e atitudinais, que correspondem ao “saber”, “saber-fazer” e “ser” (ZABALA,1999).
No intuito de formar cidadãos ativos, capazes de interagir e intervir na sociedade, a escola tem a obrigatoriedade de inserir no aluno no processo assimilação como também sistematização de conhecimentos.
Desta forma a escola tem uma função importante em conservar os conhecimentos pertinentes a épocas passadas como também proporcionar novos conhecimentos referentes ao tempo atual, tornando os indivíduos participantes deste processo, os principais responsáveis em fornecer este patrimônio cientifico/cultural as futuras gerações.
Para Gadotti (2000) Algumas perspectivas teóricas que orientaram muitas práticas poderão desaparecer, e outras permanecerão em sua essência.
Escola e Educação Física, ambos necessitam organizar os conhecimentos a serem construídos, e então eis que entra em ação o currículo, ideia que formata planos de estudos, dividindo esses conhecimentos, sejam eles técnicos, científicos, estéticos, artísticos ou culturais.
Esses saberes universais ou particulares compõem os conteúdos da Educação Física escolar. Embora,