Curriculos da Educação fisica
-Mário Luiz Ferrari Nunes e Kátia Rúbio.
1) A promulgação da LDB 9394/1996 ocasionou vários efeitos no sistema de ensino brasileiro. Dentre eles, encontra-se em curso diversas reformas curriculares, tanto no âmbito do ensino superior, quanto no da educação básica, nas diversas redes públicas e particulares de ensino. Quais os principais objetivos e aspectos centrais atrelados a essas mudanças?
O objetivo principal dessas mudanças e de definir o que se ensina, para quê se ensina, quem se forma e quem não se deseja formar. Os aspectos centrais estão attrelados ás transformações sociais destes tempos em que se acentua o fenômeno da globalização.
2) Partindo do referencial teórico estudado em Rúbio (2008), descreva os seguintes conceitos:
Currículo: É o precurssor da formação escolar, ou seja, ele se refere a tudo que acontece na escolarização, o curriculo e pensado para garantir a organização, o controle e a eficiencia social.
Identidade: Pode ser entendida como um conjunto de caracteristicas pelas quais os grupos se definem como grupos e marca, ao mesmo tempo, aquilo que eles não são.
3) A Educação Física, enquanto prática sistematizada e institucionalizada na forma de educação escolarizada surgiu na Europa no final do século XVIII. Este período histórico caracterizou-se por grandes transformações sociais e econômicas. Foi nesse contexto que a escola moderna e a Educação Física nasceram e mantêm estrutura semelhante nos dias de hoje. Nesse momento histórico, qual a função social atribuída à educação física?
Sua função social foi penssada para construir a sociedade crescente capitalista, nela, presisava-se, identidades empreendedoras para liderá-la, e de identidades fortes e subservientes para aqueles que deveriam vender sua força-trabalho para a produção das riquezas.
4) No período após a Segunda Guerra (1945), o Brasil